Número total de visualizações de páginas

sábado, 26 de março de 2011

Tipos de diabetes

Que tipos de diabetes existem?? Vejam este pequeno vídeo para descobrir.




Gostei bastante deste vídeo, porque explica-nos como é cada um dos diabetes, de uma maneira muito simples.

O que acontece quando ficamos com Diabetes?

Esta é uma imagem do pâncreas. Uma das funções é produzir insulina.



O nosso corpo é formado por células. As células estão vivas porque o nosso corpo está vivo! Mas precisam de glicose para viver. As células não comem pizzas, nem maçãs, nem chocolates. Consomem o açúcar proveniente dos alimentos que comemos. A insulina permite que o açúcar, na forma de glicose, entre para as células do nosso corpo. É isso que nos dá energia para correr, pensar e para tudo o que fazemos!
Sempre que a insulina ajuda o açúcar que está contido nos alimentos a chegar até às células, estas absorvem-no, na forma de glicose.
Quando temos diabetes, o nosso pâncreas deixa de produzir insulina, o que faz com que o açúcar não chegue às células. Assim, as células enviam uma mensagem para o nosso cérebro e o cérebro envia-nos uma mensagem a dizer para comermos. Mas as células continuam sem receber glicose porque não existe insulina suficiente para fazer com que o açúcar entre dentro delas. Começamos então, a perder peso. As células estão com "fome" e nós ficamos cansados, aborrecidos e mais magros. O açúcar que vem dos alimentos que comemos não consegue entrar nas células e começa a acumular-se cada vez mais no sangue até que o açúcar em excesso começa a sair na urina, na forma de glicose.
Quando temos muita glicose na urina, o nosso corpo perde muita água. E, devido à perda de água que o nosso corpo sofre, começamos a ter muita sede. Por muita água que bebamos, temos sempre muita sede.
Os sinais da diabetes surgem quando o nível de glicose no sangue está alto. Pode também acontecer vermos as coisas enevoadas quando estamos a ler ou a tentar ver ao longe.
Todos os sinais de diabetes, como ter muita sede, ir muitas vezes à casa de banho, ter a visão enevoada e sentir cansaço desaparecem assim que o nosso corpo obtiver a insulina de que precisa
.

terça-feira, 15 de março de 2011

Diabetes: O que significa?

Mesmo quando temos diabetes, parte do nosso pâncreas funciona normalmente. Apenas uma pequena parte deixa de produzir insulina.
A insulina ajuda o nosso corpo a retirar dos alimentos a energia de que precisamos para as coisas que fazemos todos os dias como ir para o trabalho ou para a escola.
As pessoas que têm diabetes precisam de fazer coisas especiais para cuidarem de si e se manterem saudáveis.
Se o nosso corpo não produz insulina, a única maneira de termos a insulina necessária é injectá-la por meio de uma seringa ou caneta.
As pessoas diabéticas têm de se esforçar por tomar as refeições a horas certas. Também é importante que tenham uma alimentação equilibrada. 
Podem comer quase de tudo, desde que não sejam alimentos muito doces ou muito gordos.
Mesmo tendo diabetes, é importante praticar desportos e actividades, pois faz muito bem!