Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Como tudo começou...

Para começar, decidi dar a conhecer como tudo começou, como a diabetes entrou na minha vida.
Tenho diabetes desde os 6 anos, era muito novinha e ainda não tinha consciência do que era esta doença. Tudo começou quando eu comecei a ficar sem apetite, o que levou a que eu emagrecesse, depois comecei a ter muita sede, eu queria estar sempre a beber água mas como isto não era normal, a minha mãe começou a ficar preocupada e levou-me ao meu médico de família, como estávamos em Agosto o médico disse que era normal devido ao calor. Mas eu continuei até chegar a um ponto em que a minha sede era tanta que ia de noite às escondidas ao frigorífico para beber água ou leite frio, isto levou a que eu começasse a urinar na cama durante a noite, os meus pais começaram a ficar seriamente preocupados e começaram a desconfiar que eu podia ter diabetes, pois um primo meu afastado tinha diabetes e no inicio, antes de ser diagnosticada a doença ele tinha estes sintomas. Então eles decidiram levar-me ao pediatra, ele pediu um exame à urina e depois de a analisar, mandou-me de urgência para o hospital de Aveiro, lá tiraram-me duas vezes sangue e puseram-me a soro, o pior é que eu tinha medo de agulhas e as enfermeiras tiveram que me agarrar à força para conseguirem tirar-me o sangue.
Como já era de noite eu acabei por adormecer nas urgências, passado alguns minutos acordaram-me para fazer o teste da glicémia (picada no dedo com uma pequena agulha, onde a gotícula de sangue é inserida numa máquina onde posteriormente é dado o resultado da quantidade de açúcar existente no sangue), os resultados em pessoas sem diabetes, devem variar entre os 70 e os 120, em pessoas com a diabetes controlada, os valores devem variar entre os 70 e os 180. No meu caso, quando me fizeram o 1º teste de glicémia no hospital o meu valor era de 540, claro que eu fui logo internada de emergência.
Permaneci no hospital durante nove longos dias, a comida no hospital era boa, ao contrário do que a maioria das pessoas pensa e eu consegui recuperar os quilos que tinha perdido. Para me divertir ia para uma sala onde haviam educadoras que brincavam comigo, as piores partes dos meus dias eram quando eu tinha que apanhar injecções, e não eram injecções com agulhas de 8 milímetros como as que eu tenho que apanhar agora todos os dias depois das refeições, eram injecções com agulhas do tamanho das agulhas das vacinas, agora imaginem apanhar esse reforço (era como se chamava essa injecção) sempre que tinha a glicémia acima de 200, era terrível, às vezes chegava a ficar com nódoas negras por causa disso.
Vocês devem-se estar a perguntar porque é que eu fiquei diabética, no fundo nem os médicos sabem bem, pode ser genético mas o mais comum e provável no meu caso, foi que o meu sistema imunitário “pensou” que as células responsáveis pela produção de insulina no meu pâncreas eram malignas e destruiu-as, fazendo assim com que eu ficasse diabética porque sem essas células o meu corpo não metaboliza o açúcar, porque não produz insulina, entre outras substâncias.
Claro que eu durante a minha vida até hoje levei com comentários do tipo: “Foste gulosa agora olha…”, mas como eu disse acima, não tenho culpa do que me aconteceu.
Diabetes é uma doença como outra qualquer e eu gosto de pensar que existem doenças muito piores que estas porque de facto existem, tenho uma vida completamente normal, como doces como qualquer outra pessoa, tenho é que ter mais cuidado para comer nas devidas quantidades e alturas e pratico desporto. A única coisa que eu faço que as pessoas sem diabetes não fazem é injectar em mim própria a insulina, fazer o teste de glicémia e ter uma alimentação um pouco mais cuidada.

6 comentários:

  1. Olá Nicole!

    Gostei de ler o que escreveste. Nunca te cheguei a perguntar nada sobre isto o ano passado, porque estiveste sempre bem, felizmente!

    Espero que o teu blog ajude outras pessoas a lidar com os diabetes, da maneira positiva como tu fazes!

    ResponderEliminar
  2. Gosto da maneira como tu lidas com a doença! E admiro-te por isso! :)

    ResponderEliminar
  3. Prof. Eduardo: também espero que este blogue ajude outras pessoas, e ainda bem que nunca precisei de nada o ano passado :)

    Mariana: Se tu tivesses diabetes tbm tinhas que aprender a lidar com isso!! se eu nao lidar bem com a doença só perco, pq ela n desaparece


    bjinhos e OBRIGADO!

    ResponderEliminar
  4. Não tenho palavras para descrever. Só sei que este texto está um espanto, a forma como usaste a tua experiência sobre seres diabética, acho que é uma maneira muito cativante de ao mesmo tempo informar as pessoas sobre esta doença. Continua assim :D

    ResponderEliminar
  5. Bem!
    Após ler o teu texto fiquei de boca aberta, meu deus!
    Admiro a tua coragem para liderares com esta doença, este teu texto deixo-me realmente a pensar, e até admito que pensava que uma pessoa diabética era uma pessoa que comia muitos doces.
    Com o teu texto fiquei a aprender um pouco mais sobre a tua doença.
    Quanto ao teu blog acho que está muito bom.
    Continua assim porque estou aqui para te apoiar.
    vou estar de olho bem aberto para acompanhar o teu blog. força aí.
    Vai ao meu blog e comenta também.!

    ResponderEliminar