Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Notícia

(a minha caneta é igual a esta)

 

Diabetes: Ministra da Saúde avisa médicos para terem critério ao prescrever remédios inovadores

02 de Fevereiro de 2011, 14:56

A ministra da Saúde avisou hoje os médicos que devem ser criteriosos ao prescrever medicamentos inovadores na área da diabetes, face ao aumento dos custos para o Serviço Nacional de Saúde (SNS).
“Temos que tratar os doentes bem, vigiá-los melhor e prescrever no sentido das melhores orientações técnicas e não pela última moda que nos surge à frente”, afirmou Ana Jorge na apresentação do relatório anual do Observatório Nacional da Diabetes.
Para a ministra, quando surge um medicamento novo “não significa que deva ser usado em primeira mão”. “Se todos os médicos cumprirem aquilo que são as boas práticas não vai haver necessidade de impor cortes. A moda pode ser mais cara e não quer dizer que trate melhor”, justificou em declarações aos jornalistas.
Ana Jorge apelou aos médicos para que “usem as boas orientações clínicas”, que podem ajudar a uma redução de custos para o SNS e “também para o doente”.
Encargos triplicaram
Segundo o relatório hoje apresentado, os encargos com medicamentos para a diabetes mais que triplicaram entre 2000 e 2009 face ao crescimento do consumo que aumentou perto de 50 por cento.
A ministra da Saúde anunciou ainda que em julho começará a ser aplicado um novo programa de acompanhamento de doentes diabéticos, para ter melhores níveis de eficiência, que irá abranger pessoas de sete agrupamentos de centros de saúde, integrando todas as Administrações Regionais de Saúde.
Os dados do Observatório Nacional da Diabetes indicam que a doença está a crescer em Portugal. Em 2009 foram detetados 571 novos casos por cada cem mil habitantes, que afeta 12,3 por cento da população entre os 20 e os 79 anos.
 O coordenador do estudo, Luís Gardete Correia, adiantou à agência Lusa que os serviços de saúde também estão a diagnosticar mais casos.
LUSA

Sem comentários:

Enviar um comentário